O Design de Interiores transcende a estética e transforma espaços em locais que aliam funcionalidade, conforto e identidade. O projeto de interiores que hoje apresentamos – no Cais do Sodré, em Lisboa – é um excelente exemplo de como o design permite otimizar espaços e melhorar a qualidade de vida de quem os habita.
Este projeto, concebido pela Mariana Ribau, designer de interiores do Interior Guider, teve como principal desafio a criação de um ambiente harmonioso e altamente funcional, onde cada elemento se encaixa de forma precisa.
Para o desenvolvimento do projeto de interiores, a cliente apontou como necessidades os seguintes elementos: um espaço para relaxar, zona de refeições e apoio à cozinha, escritório, ginásio (material de exercício) e espaço de arrumação.
Um espaço multifuncional, organizado e minimalista
Um dos pontos centrais deste projeto de interiores foi a integração da sala de estar, jantar e cozinha num espaço único. O conceito open space foi abordado com um olhar estratégico, garantindo organização sem comprometer a fluidez visual.
Para isso, a Mariana Ribau, designer do Interior Guider desenvolveu uma peça-chave: um móvel corrido ao longo da parede, que não só serve de apoio às diferentes áreas da divisão, como permite uma arrumação eficiente.
Os módulos deste móvel foram desenhados para desempenhar múltiplas funções:
- Apoio à cozinha incluindo um wine cooler;
- Arrumação de acessórios de ginásio;
- Móvel de TV integrado;
- Apoio ao escritório, com espaço para impressora e material de papelaria.
As portas de correr permitem o acesso às várias secções de forma ágil e sem invadir o espaço, como aconteceria com portas normais, garantindo, assim, as trajetórias de sala livres. Esta peça permitiu que a sala mantivesse uma estética clean e sofisticada, sem comprometer a versatilidade do espaço.
Escritório integrado: Funcionalidade sem excesso de elementos
Para otimizar ainda mais o espaço, a designer de interiores do Interior Guider aproveitou a reentrância da janela para criar um escritório discreto e funcional.
A secretária suspensa, acompanhada por um cadeirão e um candeeiro portátil, proporciona um ambiente de trabalho organizado e elegante, sem fios ou elementos visuais desnecessários.
A cozinha e a ilha móvel
A cozinha acompanha o conceito minimalista do projeto de interiores, com linhas puras, cores neutras e materiais naturais. Um dos destaques é a ilha móvel, elemento projetado para proporcionar flexibilidade e funcionalidade.
Esta peça pode ser deslocada conforme necessário, criando mais área de bancada e espaço de arrumação, sem comprometer a circulação.
Quartos com conforto e versatilidade
Os dois quartos foram desenhados de forma semelhante, mas com pequenas variações para responder às diferentes necessidades dos utilizadores.
O primeiro quarto possui uma cama de casal e uma cabeceira ripada em madeira, conferindo textura e aconchego ao ambiente. As mesinhas de cabeceira suspensas otimizam o espaço, mantendo a fluidez visual do quarto.
O segundo quarto destaca-se pela sua versatilidade: duas camas individuais que podem ser unidas para formar uma cama de casal. Este detalhe, aliado às mesinhas de cabeceira móveis, confere adaptação e flexibilidade ao espaço, mantendo a estética do projeto de interiores.
Para complementar, foi projetado um roupeiro integrado para o corredor.
Materiais e paleta de cores
A escolha dos materiais seguiu uma linha natural e elegante. A predominância de madeiras de carvalho com acabamento a óleo ecológico incolor proporciona uma sensação de aconchego e sofisticação.
A paleta de cores neutras, aliada ao uso de tecidos de fibras naturais, criam uma atmosfera serena e intemporal, perfeita para um refúgio urbano como este.
Avance com o seu projeto de interiores
Este projeto de interiores, idealizado pela Mariana Ribau, designer do Interior Guider, demonstra como o Design de Interiores pode transformar um espaço, tornando-o mais funcional e harmonioso.
Soluções personalizadas, como a estante multifuncional da sala e a ilha móvel da cozinha, garantiram a máxima otimização da área disponível, sem comprometer a estética minimalista.
Se procura um projeto de Design de Interiores que combine identidade, funcionalidade e elegância, descubra mais sobre o método do Interior Guider.
Créditos
Designer de interiores: Mariana Ribau – Interior Guider
Fotografia: Ivo Rodrigues
Cliente: Camila Legey